sexta-feira, 4 de maio de 2012

Linguagem, representação e instituições de mídia: o caso "Hope Ensina" na formação de professores da UFTM

Para iniciar o estudo da mídia e o papel dessa esfera da cultura na formação das pessoas, partimos da série de anúncios "Hope Ensina", que havia sido veiculada no final de 2011 e gerou polêmica depois que a Secretaria de Políticas para Mulheres do governo federal pediu ao Conar que retirasse a propaganda do ar, por julgá-la sexista.

As atividades propostas tentaram articular elementos dos conceitos-chave linguagem (ao desmontar os filmes publicitários e examinar os elementos que o compõem), representação (ao comparar leituras dos alunos com aquelas feitas pela SPM e pelo Conar), insituições de mídia (ao explorar fundamentos da regulação da publicidade feita pelo Conar) e audiência (ao investigar as respostas dos alunos sobre o anúncio).




Essas foram as atividades propostas para estudar a linguagem do anúncio, as representações em disputa e o papel das instituições de mídia envolvidas:

ATIVIDADE 1
+ Assistir as propagandas da série “Hope ensina”
+ Ler as reportagens sobre o caso da propaganda “Hope Ensina”
+ Discutir o caso e emitir uma opinião: quem é contra e quem é a favor da iniciativa da Secretaria de Políticas para as Mulheres? Com base em que argumentos cada membro do grupo sustenta sua opinião? 

ATIVIDADE 2
+ Usando o material, analisar a linguagem da propaganda: que elementos poderiam fazer dela uma mensagem sexista?

ATIVIDADE 3
Considere o público-alvo da propaganda da Hope e crie uma propaganda de até 30 segundos que use a modelo Gisele Bündchen para anuncia os produtos da marca, mas que não gere a mesma polêmica do sexismo. Como seria essa propaganda? Descreva as imagens e o texto que você usaria.

As atividades foram realizadas com um material de apoio em PDF.




ATIVIDADE 4
+ Navegar pelo site do Conselho Autorregulamentação Publicitária (Conar) e conhecer a proposta desse órgão para a regulação da propaganda no Brasil;
+ Ler o resumo da decisão do Conar sobre o caso da propaganda “Hope Ensina”;
+ Ler os artigos 19 a 21 (Respeitabilidade) do Código de Autorregulamentação publicitária, que regem o teor das reclamações feitas pela SPM e pelas outras 42 reclamações de consumidores; e o artigo 27 do Regimento Interno do Conselho de Ética
+ Responder a questão do fórum 1: você concorda com a decisão do Conar? Em quais argumentos você baseia sua opinião?

As atividades foram feitas pelo ambiente virtual de aprendizagem Moodle, com um material de apoio em PDF.

Por fim, as respostas dadas pelos alunos na aula presencial e na aula não-presencial forma tabuladas e apresentadas para a classe, dando ao estudantes a oportunidade de "ver de cima" as reações da audiência.









Nenhum comentário: