sexta-feira, 4 de maio de 2012

Ponto de partida: em busca de uma definição



Mídia-educação é uma especificidade do fazer educativo que vem ganhando consistência e reúne contribuições de áreas diversas, tais como ciências da comunicação, pedagogia, sociologia, linguística, semiótica, informática, design e cinema. Consequentemente, há uma ampla diversidade de abordagens e objetivos. Entretanto, é muito provável que todas essas iniciativas tragam à tona questões comuns.

O professor inglês David Buckingham, no livro "Media Education" (Polity Press, 2003) destaca algumas questões paradigmáticas neste campo emergente: 
+ Como identificar o que os estudantes sabem sobre mídia? 
+ Como é que eles adquirem compreensão crítica ou de conceitos? 
+ Como eles aprendem a usar as mídias para expressar a si mesmos e para se comunicar com os outros? 
+ Como eles relacionam discurso acadêmico com suas próprias experiências como usuários de mídias? 
+ Como podemos identificar e avaliar evidências do aprendizado? Como podemos ter certeza de que a educação para a mídia faz diferença?

Em termos práticos, um desafio importante é saber promover atividades de produção de conteúdo que não sejam, no final das contas, mera celebração da vontade do aluno. Em outras palavras, se o professor não tiver objetivos, metodologia, critérios de avaliação definidos a priori, a produção de vídeos, programas de rádio, revistas, blogs etc pode ser uma atividade estimulante, significativa, divertida, mas também pode acabar ensinando pouco sobre o papel e o funcionamento dos meios de comunicação. Com efeito, compreender o que é e para que serve a mídia é algo que deve nortear as iniciativas de media literacy

Nenhum comentário: