O Media and Information Literacy Curriculum for Teachers foi lançado pela UNESCO em 2011.
A versão em português do documento está
sendo preparada pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), no
escopo de uma parceria firmada entre a organização e a universidade, e será
lançada em 2012.
A proposta curricular é composta de duas
partes. A primeira parte descreve sete competências básicas para acessar,
avaliar, usar e produzir conteúdos usando as mídias e como integrar essas
competências aos currículos de formação de professores. Também apresenta dez
técnicas pedagógicas que facilitam o ensino e a aprendizagem de tais
competências. A segunda parte reúne 11 módulos que sintetizam conceitos
relevantes para orientar o estudo da mídia, tais como liberdade de expressão,
ética e responsabilização da mídia, audiências, publicidade, sistemas de
produção de notícias, linguagem e representação.
De um modo geral, o referencial
curricular foca o desenvolvimento da consciência sobre o modo como usamos as
mídias para o trabalho, o lazer e o aprendizado. Nesse contexto, a
mídia-educação é considerada um instrumento para construir sociedades do
conhecimento, promover a liberdade de expressão e o acesso universal à
informação.
A proposta é que universidades
brasileiras implementem projetos-piloto que integrem a educação para a
informação e comunicação na formação inicial de professores para o Ensino
Médio, através de um referencial curricular que possa ser adaptado em todo o
mundo, de acordo com as necessidades específicas de cada país.
Na perspectiva da UNESCO, portanto,
trata-se de desenhar uma proposta de base que não só aborde as questões
específicas de mídia, mas que facilite a integração de outras áreas do
currículo à proposta de leitura, produção e participação cidadã que emerge com
a disseminação das tecnologias de comunicação e informação.
Essas são as habilidades básicas de "media liteacy" segundo o documento da UNESCO:
+ Capacidade
de compreender o papel e as funções da mídia em sociedades democráticas;
+ Capacidade
de compreender mecanismos internos de funcionamento da mídia;
+ Saber
avaliar criticamente o conteúdo da mídia à luz do seu papel social;
+ Capacidade
de se engajar em ações de participação democrática, promoção da liberdade de
expressão e participação cívica;
+ Ser
capaz de atualizar habilidades necessárias para produzir conteúdo como usuário.
Fonte: Media and
Information
Literacy
Curriculum for Teachers
–
UNESCO, 2011
Nenhum comentário:
Postar um comentário