sexta-feira, 4 de maio de 2012

Habilidades de "media literacy" segundo a UNESCO

O Media and Information Literacy Curriculum for Teachers foi lançado pela UNESCO em 2011.˜
A versão em português do documento está sendo preparada pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), no escopo de uma parceria firmada entre a organização e a universidade, e será lançada em 2012.
A proposta curricular é composta de duas partes. A primeira parte descreve sete competências básicas para acessar, avaliar, usar e produzir conteúdos usando as mídias e como integrar essas competências aos currículos de formação de professores. Também apresenta dez técnicas pedagógicas que facilitam o ensino e a aprendizagem de tais competências. A segunda parte reúne 11 módulos que sintetizam conceitos relevantes para orientar o estudo da mídia, tais como liberdade de expressão, ética e responsabilização da mídia, audiências, publicidade, sistemas de produção de notícias, linguagem e representação.
De um modo geral, o referencial curricular foca o desenvolvimento da consciência sobre o modo como usamos as mídias para o trabalho, o lazer e o aprendizado. Nesse contexto, a mídia-educação é considerada um instrumento para construir sociedades do conhecimento, promover a liberdade de expressão e o acesso universal à informação.
A proposta é que universidades brasileiras implementem projetos-piloto que integrem a educação para a informação e comunicação na formação inicial de professores para o Ensino Médio, através de um referencial curricular que possa ser adaptado em todo o mundo, de acordo com as necessidades específicas de cada país.
Na perspectiva da UNESCO, portanto, trata-se de desenhar uma proposta de base que não só aborde as questões específicas de mídia, mas que facilite a integração de outras áreas do currículo à proposta de leitura, produção e participação cidadã que emerge com a disseminação das tecnologias de comunicação e informação. 

Essas são as habilidades básicas de "media liteacy" segundo o documento da UNESCO:

 + Capacidade de compreender o papel e as funções da mídia em sociedades democráticas;

˜ Capacidade de compreender mecanismos internos de funcionamento da mídia;

˜ Saber avaliar criticamente o conteúdo da mídia à luz do seu papel social;

˜ Capacidade de se engajar em ações de participação democrática, promoção da liberdade de expressão e participação cívica;

˜ Ser capaz de atualizar habilidades necessárias para produzir conteúdo como usuário.

Fonte: Media and Information Literacy Curriculum for Teachers – UNESCO, 2011

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